Fine Silver 999

A Prata é um metal maleável, portanto, para um melhor resultado final nas joias, é necessário adicionar pequena quantidade de liga.

Se a Prata é classificada como PRATA 950 significa que contém apenas 5% de liga e 95 % de prata pura.

A PRATA 925 é aquela que contém apenas 7,5% de liga e 92,5 % de prata pura.

Ambas, são as ideais para a fabricação de joias artesanais. Apresentam alto brilho e ótimo grau de dureza e também são chamadas de PRATA DE LEI.

A prata é um metal nobre, portanto tem seu valor comercial como joia. Alguns cuidados são importantes para sua conservação, pois muitos confundem oxidação como se fosse uma joia sem qualidade. A Prata é um metal sensível a umidade, calor, cremes, perfumes, etc.

Oxidação (escurecimento da joia)

Indica a certeza de que é Prata. É apenas uma camada externa e não afeta sua qualidade, sendo uma característica desse metal. De modo a conservar sua joia esta deverá ser limpa, sempre que oxidarem, com nossa flanela. A Prata pode ser sensível para algumas pessoas que, infelizmente, não podem usá-la.

Metais que sejam banhados, ou que tenham tratamento químicos não oxidam e portanto não devem ser limpos com nossa flanela.

Como melhor se conserva a prata?

As peças devem ser guardadas uma a uma, em saquinho de tecido ou plástico bem fechado, evitando a entrada de ar e luz, de modo a conservar o brilho. As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz.

As peças com banho devem ser guardadas separadamente para não riscar. Caso isso ocorra pode ser dado um novo banho.

Porque a prata escurece?

A Prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contém enxofre), as colas brancas (contém enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contato com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.

O maior responsável pelo escurecimento da prata , no entanto, é a poluição atmosférica, especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases dos escapamentos contém grande quantidade de enxofre.

Cuide bem da sua joia.