A Prata é um metal maleável, portanto, para um melhor resultado final nas joias, é necessário adicionar pequena quantidade de liga.
A PRATA 925 é aquela que contém apenas 7,5% de liga e 92,5 % de prata pura.
Ideal para a fabricação de joias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza e também é chamada de PRATA DE LEI.
A prata é um metal nobre, portanto tem seu valor comercial como joia. Alguns cuidados são importantes para sua conservação, pois muitos confundem oxidação como se fosse uma joia sem qualidade. A Prata é um metal sensível a umidade, calor, cremes, perfumes, etc.
Oxidação ( escurecimento da joia )
Indica a certeza de que é Prata. É apenas uma camada externa e não afeta sua qualidade, sendo uma característica desse metal.
A Prata pode ser sensível para algumas pessoas que, infelizmente, não podem usá-la.
As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento com a nossa flanela, ou em politriz na nossa oficina.
De modo a conservar sua joia esta deverá ser limpa, sempre que oxidarem, com nossa flanela ou na nossa oficina. Não recomendamos usar a flanela em correntes finas… NUNCA UTILIZAR O LÍQUIDO AZUL.
Porque a prata escurece?
A Prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contém enxofre), as colas brancas (contém enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).
Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contato com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.
O maior responsável pelo escurecimento da prata , no entanto, é a poluição atmosférica, especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases dos escapamentos contém grande quantidade de enxofre.
Cuide bem da sua joia.